A Alcateia Guaranis é formada por meninos e meninas de 6,5 aos 10 anos de idade, pertencentes ao Ramo Lobinho. O Lobismo é inspirado na obra "O LIVRO DA JÂNGAL", de Rudyard Kipling, resumido em "MOWGLI, O MENINO-LOBO". Considerando este fundo de cena, os jovens chamados de Lobinhos e Lobinhas dão seus primeiros passos dentro um processo de socialização adequado ao seu desenvolvimento.
Dentro da Alcateia, os lobinhos brincam e aprendem em pequenos grupos denominados matilhas. A força da Alcateia reside em seus próprios membros, que agem como um grupo que toma suas decisões: escutam, respeitam e ajudam os outros, e crescem e aprendem em conjunto - pois o lobo não caça sozinho, assim como a criança, que não anda sozinha.
Uma Alcateia pode ter, no máximo, 24 lobinhos, divididos em matilhas de
quatro a seis elementos. Cada matilha se identifica pelas cores da pelagem dos lobos, é comandada por um jovem líder chamado de Primo ou Prima, e pode ser mista.
Os adultos que trabalham na Alcateia recebem nomes de personagens da história de Mowgli: o chefe de seção é chamado de Akelá (líder da matilha), ao passo que seus assistentes podem ser: Baloo (o urso), Bagheera (a pantera negra), Kaa (a cobra), entre outros.
As matilhas que compõem a Alcateia Guaranis são: