Todo jovem que ingressa no Movimento Escoteiro tem a oportunidade de desenvolver, com plenitude, suas habilidades de acordo com as características de sua faixa etária. Para tanto, o Escotismo está organizado em Ramos, que se distinguem por programas e atividades adequados as fases de desenvolvimento do indivíduo, dentro da mesma metodologia escoteira:
Chamadas de lobinhos ou lobinhas, são divididos em equipes com até 6 crianças, de ambos os sexos, que participam de atividades e jogos voltados para a sociabilização e o entretenimento. É num ambiente salutar e de constante atenção que as crianças desenvolvem o comprometimento consigo e com as demais crianças da sua equipe.
Chamados de escoteiros ou escoteiras, são divididos em equipes com até 8 jovens, de ambos os sexos, e participam de atividades e jogos voltados para a aventura. Para os jovens desta idade é oferecido um ambiente de responsabilidade, comprometimento e lhes é apresentado um processo simplificado de hierárquica e democracia organizado e mantido por eles mesmos.
Chamados de seniores ou guias, são divididos em equipes com até 8 jovens, de ambos os sexos, e participam de atividades e jogos voltados ao desafio e a auto superação. Para os adolescentes com esta idade, é oferecido um ambiente de maior esforço físico, de realização, cumplicidade e responsabilidade.
Chamados de pioneiros ou pioneiras, não possuem uma divisão estrutural, mas sim por interesse e desenvolvem atividades e projetos voltados as carências da comunidade e do Grupo Escoteiro.